Santana do Livramento além de Rivera

Cerro Palomas - Cartão postal de Santana do Livramento
Santana do Livramento é "cidade-gêmea" de Rivera, no Uruguai, famoso centro de compras em free-shops. Livramento é o segundo maior polo turístico do RS, justamente por sua posição em relação aos free-shops de Rivera. Tanto é assim que em geral as pessoas dizem "vamos à Rivera", e não "vamos à Santana do Livramento" - o que é muito injusto, na verdade. Livramento é muito mais que um corredor de passagem para a cidade uruguaia.

Santana do Livramento guarda uma posição geográfica vantajosa para acessar outros pontos da região, como Dom Pedrito, distante apenas 90km e sede de algumas vinícolas que merecem uma visita. Vale registrar que para quem vai à Livramento de carro vindo de Porto Alegre (ou de outro lugar pelo corredor da BR-290) a opção do caminho padrão BR-290/BR-158 pode ser substituída facilmente pela BR-293/BR-153/BR-290, aproveitando para conhecer Dom Pedrito (e se tiver tempo Bagé), com uma diferença de apenas 40 km a mais no trajeto.

De Santana do Livramento também é possível conhecer as belezas pampeanas e históricas de Rosário do Sul e Alegrete, como a Praia de Areias Brancas, a Serra do Caverá ou a Ponte Natural de Pedra no Cerro do Tigre. Mas não, Santana do Livramento não é apenas um corredor.

Vinícola Cordilheira de Santana
Santana do Livramento guarda também seus próprios e belos atrativos dignos de um "polo turístico" importante, mas ainda muito sub aproveitados. Sobre isso é preciso comemorar: Na semana da publicação desta postagem foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RS o PL 139/2017 , de autoria do deputado Luiz Fernando Mainardi(PT), que oficializa como roteiro oficial do Estado do RS a Ferradura dos Vinhedos, localidade em formato de ferradura em Santana do Livramento em que há empreendimento de águas termais e vinícolas instaladas como a Salton, Aliança, Almadén e a (na minha opinião) maravilhosa Cordilheira de Santana, uma vinícola de boutique, cuja produção é de somente até 5 mil garrafas por safra, todas numeradas e envelhecidas sem pressa - os vinhos da Cordilheira já atingiram pontuações superiores aos 90 pontos.

No total, a Ferradura dos Vinhedos possui cerca de 40km de extensão, onde além das vinícolas, do empreendimento de águas termais ainda em construção e do Cerro Palomas, vamos encontrar pegadas de dinossauros (sim, estão lá, embora o acesso seja complexo, não há ainda um projeto de visitação), o Cerro da Cruz, um cemitério binacional e uma vasta beleza pampeana que por si só já justificaria o passeio.



Velhos trilhos de trem, entre as vinícolas Almadén e Cordilheira de Santana

Comentários