Serra do Rio do Rastro: Santa Catarina além da praia

Famosa estrada da Serra do Rio do Rastro
Santa Catarina tem muito além de praias à oferecer. Em 2016 fomos visitar um casal de amigos em Chapecó, no oeste catarinense. Ao invés de retornar pela BR 386 em direção à Porto Alegre, nos propusemos a antes conhecer a Serra do Rio do Rastro, do outro lado de SC, no município de Lauro Muller, distante apenas 60 km de Criciúma. Isso mesmo, antes de retornar ao RS, atravessamos Santa Catarina de oeste à leste - e essa por si só já é uma experiência sensacional, dada a quantidade de vales e serras que compõem os 450 km de percurso.

Em algum lugar da SC-390
A Serra do Rio do Rastro é famosa por sua estrada tortuosa que serpenteia "morro abaixo", desde o alto de seus mais de 1500 metros de altitude, cuja vista proporcionada pelo mirante localizado no topo é um dos mais belos cartões-postais da região sul do Brasil. A Serra do Rio do Rastro faz parte de região próxima e mesma formação geológica que originou os Cânions de Aparados da Serra que tratei no post sobre o bate-volta ao Itaimbezinho.

Mirante da Serra do Rio do Rastro
Não é possível incluir a Serra do Rio do Rastro em um bate-volta junto com o Itaimbezinho, mas é viável somar os dois locais em um final de semana. Ainda assim, não recomendo. Faça isso apenas se estiver com muita vontade de conhecer os dois lugares e não queira ou não possa (seja por tempo, dinheiro ou distância de origem) visitar estes lugares em momentos diferentes. Tanto a região dos Campos de Cima da Serra, onde está inserido o Itaimbezinho, quanto a região da Serra do Rio do Rastro em SC tem lugares fantásticos a serem visitados em roteiros independentes que trataremos futuramente aqui no blog.

O mirante da Serra do Rio do Rastro possui boa estrutura de estacionamento, segurança de acesso e visitação e opções variadas de alimentação (no estilo e no bolso) e lembrancinhas.

A presença de quatis é marca registrada do mirante. Passam o tempo todo na volta dos visitantes esperando por comida, mas são educados, via de regra (via de regra, porque a Veridiane foi "perseguida" por um quati querendo seu salgadinho) não tentam se aproximar e guardam distância. A foto tirada é o mais próximo que um deles deixou eu me aproximar

Eu recomendo conhecer o lugar partindo de Bom Jardim da Serra em direção à Lauro Muller, não o contrário. Não é obrigatório, mas exige menos do veículo e a descida é visualmente melhor aproveitada do que a subida.

Descida da Serra do Rio do Rastro
Se você estiver descendo ou subindo é bom ter tempo para ir parando. Além de ser necessário andar devagar, pois apesar da pista ser bem asfaltada, é estreita, suas curvas são muito fechadas e não há acostamento, apenas alguns recuos de parada estrategicamente colocados - você vai querer tirar fotos, muitas fotos.




Comentários